terça-feira, setembro 30, 2008

Produção Fonográfica Infantil - Museu da Imagem e do Som de Campinas - MIS

Aconteceu no Museu da Imagem e do Som de Campinas - MIS
07 a 31 de outubro de 2008
Produção Fonográfica Infantil Panorama
Panorama da discografia para o público infantil
Acervo da colecionadora Claudia Beraldo

Ao longo do século XX, o desenvolvimento tecnológico permitiu a reprodutibilidade em massa dos bens culturais, levando ao crescimento da indústria cultural. Destinados ao público infantil, proliferaram os livros, filmes, desenhos animados, gibis, revistas e peças de teatro. Uma das facetas desta produção foi o registro fonográfico, tema desta exposição.

Contos de fadas, peças de teatro, folclore e música infantil se materializam em produtos tecnológicos, chamados suportes de gravação, e se dividem entre os discos em 78 RPM, LPs, compactos, fitas cassete, CDs, DVDs e CD- Rooms.

Na exposição, o visitante teve a oportunidade de ver os discos originais de diferentes épocas, com suas coloridas capas e textos explicativos, e assistir a projeções de DVDs de musicais infantis.

Durante o mês da criança, no MIS, a programação foi recheada de apresentações artísticas, exibição de filmes e animação, audições, palestras e mesas redondas, propiciando diferentes vivências, para as crianças de todas as idades.

Projeções de musicais infantis em tempo integral na exposição.


Programação
  • Coquetel de abertura da exposição Apresentação do "Coral Infantil do Colégio Progresso" Regente: Sílvia Regina Beraldo Penteado Apresentação de Clown Bonifácio (Alexandre Cartianu)
  • Palestra com Ermínia Silva - "Vamos falar de Circo"
  • Apresentação dos alunos de "Circo da Vila Padre Anchieta" da prof.: Jaqueline de Souza
  • Palestra com músico Albert Pavão  Exibição de vídeos de várias nacionalidades e épocas sobre "Arte circense" - Alexandre Cartianu – Troupe Per Tutti
  • Palestra com Dr. Sebastião Elyseu Júnior, professor de psicologia PUCCampinas sobre "Contos de Fada na visão de um psicanalista"
  • Palestra com a colecionadora e curadora Claudia Beraldo
  • Mostra de curtas-metragens infantis
  • Teatro e narração de histórias com a "Cia. Narradores Urbanos"
  • Roda de conversas com a Cia Narradores Urbanos "Arte de Contar histórias nos Dias de Hoje"
  • Exibição e debate sobre a animação "O burrico e o bem-te-vi" de Maurício Squarisi
  • "Uma outra maneira de brincar" Formandas do Instituto Ligare, de Americana
  • Apresentação do Grupo Último Tipo encerramento da exposição.
  • Realização MIS Campinas curadoria de Claudia Beraldo
Realização: Cláudia Beraldo/MIS Campinas

Apoio: Kid's 80

Patrocinio:

  • Associação dos Antiquários de Campinas
  • Frangonete e Rostisserie CLARIMAR II
    Rua dos Guainumbis 730 - Sta.Genebra
    Campinas - SP
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó, 859, Centro Exposição: terça a sexta-feira, das 10 às 18h
Fone: (19) 3733-8800 – mis@campinas.sp.gov.br
Mais informações: cacaube@gmail.com

sexta-feira, setembro 12, 2008

Grupo Vocal BeBosa Kids - RJ





O BeBossa Kids é um grupo vocal a Cappella que apresenta um repertório musical direcionado especialmente ao público infantil. São sete vozes a cappella, somente acompanhadas por percussão, sendo três mulheres e quatro homens, sem nenhum instrumento harmônico dando suporte. Há um ano o grupo vem se apresentando por grandes teatros e Festivais no Brasil com o seu primeiro show chamado “BeBossa Kids - Cantando o 7”. Um CD para crianças, com um repertório rico em ritmos brasileiros como baião, samba, maracatu, e também estruturas como reggae, rock e pop; belas melodias e letras, com muito a dizer para essa novíssima geração. São 13 faixas para despertar nas crianças o prazer de ouvir e também a vontade de aprender a cantar e fazer música. (http://saladesom.com.br/loja/artistas/bebossa/bebossa-kids.html)

O BeBossa Kids nasceu de um desejo de criar um show musical para crianças que misturasse vozes e movimentos, para despertar nos pequenos o prazer de ouvir boa música e também, a vontade de aprender a cantar. Assim, o maestro e arranjador Zeca Rodrigues reuniu uma turma de cantores da mais alta competência – e juntos, formaram o BeBossa Kids – sete vozes a cappella que além de cantarem, atuam cenicamente tornando as apresentações divertidas e lúdicas. Os arranjos de Zeca Rodrigues impressionam e contagiam o público, pois as sete vozes, além de cantarem acompanhadas somente de percussão, emitem sons de instrumentos e principalmente, conseguem juntos, sons vocais que transcendem do real, para o mundo da imaginação infantil. O álbum “Cantando o Sete” possui músicas que encantam e embalam as crianças e o público em geral, com arranjos que enriquecem e contribuem na renovação do cancioneiro infantil no Brasil. Esse time de músicas faz de “Cantando o Sete” uma boa pedida para agradar a família toda; o repertório escolhido para esse trabalho é uma boa prova disso. “Samba na Areia” de Pixinguinha, “A Casa” Vinicius de Moraes, “O Pato” Vinicius de Moraes/Toquinho/Paulo Soledade, “Pé Com Pé” Sandra Peres/Paulo Tatit, fazem parte do CD. Estão presentes também, releituras de grandes hits infantis de várias gerações como: “Alegria da Vida” Marcos Valle/Paulo César Valle, que foi tema de abertura do seriado infantil “Vila Sésamo” nos anos 70, “Sítio do Pica-Pau-Amarelo” Gilberto Gil, música tema da abertura de programa homônimo, sucesso nas décadas de 80 e 90. Há também, músicas que não foram compostas diretamente para o público infantil, mas que sempre fizeram sucesso entre os pequenos, como: “Trenzinho Caipira” Villa Lobos e “O Vira” de Jõao Ricardo/Luhli música já consagrada com “Secos e Molhados” e “Ney Matogrosso”. O CD traz a participação de Lucina, cantora e compositora que fez a Direção Geral do Show e assina algumas músicas contidas no álbum. Direção Musical: Zeca Rodrigues . (http://www.myspace.com/bebossakids)

Membros:
Cantores : Amanda Zullo - Corina Viana - Cauê Nardi - Laura Lagub - Maurício Detoni - Zeca Rodrigues
Percussão : Fabiano Salek
Iluminação : Djalma Amaral
Figurino e fotos : Veronica Varejão
Arranjos e Direção Musical : Zeca Rodrigues
Direção Cênica : Vera Lopes
Direção Geral : Lucina

Record Label: SaladeSom Records


quarta-feira, setembro 10, 2008

Poesia em Canto no Tabladinho