terça-feira, novembro 25, 2008

"Na Casa da Ruth" com a cantora Fortuna

Lançamento de CD da cantora Fortuna, com participação do coral infantil do Centro de Música do SESC Vila Mariana
Composição de Hélio Ziskind, inspiradas nos poemas da escritora Ruth Rocha
Regência da maestrina Gisele Cruz e Direção de Naum Alves de Souza
Teatro
O CD "Na Casa da Ruth" será lançado com show no SESC Vila Mariana, nos dias 29 e 30 de Novembro, sábado e domingo, às 18 horas.
O espetáculo tem, além da cantora Fortuna e do Coral Infantil do SESC Vila Mariana (24 crianças entre 8 e 12 anos, sob regência de Gisele Cruz), participação do ator Rafael Zolko e de q
uinteto instrumental sob direção de Gabriel Levy.
O roteiro e a cenografia têm a assinatura de Naum Alves de Souza.
Os figurinos, de Miko Hashimoto, foram criados a partir dos desenhos de Mariana Massarani.



A capa do CD "Na Casa da Ruth" tem o formato de uma 'sacolinha', com a alça para ser levada daqui-prá-lá-de-lá-prá-cá pelas crianças. Na verdade, é como se fosse um livro, com 23 cm de altura por 18 cm de largura. Aberto, de um lado ele tem o 'berço' para o CD e do outro uma 'bolsa' com um livrinho fartamente ilustrado onde estão todas as letras das músicas.

O título é sugestivo: "Na Casa da Ruth"! E deixa a dúvida no ar: que casa é essa? que Ruth é essa?
A "Ruth" do título é ninguém menos que Ruth Rocha, o maior nome da literatura infanto-juvenil brasileira, com mais de quarenta anos de atividade como escritora e mais de 130 títulos publicados – dezenas deles no Exterior, em mais de 25 idiomas. Em outras palavras, a casa de Ruth Rocha é como se fosse uma casa de palavras, de histórias que todas as crianças conhecem 'de ler'.

O projeto começou a ser desenvolvido há cerca de dois anos, por iniciativa da cantora Fortuna. Decidida a "enveredar pelo universo da criança", ela foi procurando parceiros para sua viagem. Primeiro, foi ao encontro de Ruth Rocha: "Numa bela noite, lendo estórias para minhas filhas, me veio a intuição de que seria muito feliz conseguir musicar e interpretar poemas da Ruth Rocha", conta. A escritora acolheu a idéia com entusiasmo e sugeriu a ela que fossem musicados poemas do livro "Toda Criança do Mundo Mora no Meu Coração" (Ruth Rocha, com ilustrações de Mariana Massarani, Ed. Ática, 2007).

Encantada com o livro, Fortuna o levou ao compositor Hélio Ziskind, um de nossos maiores autores de música para crianças, e lhe fez o convite, prontamente aceito. "Conversamos sobre como desenvolver as coisas e nos veio a imagem de que era como se as crianças estivessem indo fazer uma visita na casa da Ruth, e lá criassem vínculo afetivo com os textos das canções", explica Ziskind.

Rapidamente as coisas evoluíram. O projeto foi apresentado ao Selo SESC, do SESC São Paulo, e definida a gravação de um CD. E surgiu então a idéia de participação no disco do Coral Infantil do SESC Vila Mariana, dirigido pela maestrina Gisele Cruz e integrado por 24 crianças entre 8 e 12 anos. E foi chamado o maestro Gabriel Levy para os arranjos e a direção musical.

O repertório foi escolhido por Fortuna, em função de seu conteúdo. "São textos que falam da diferença, da diversidade contida em cada criança e, ao mesmo tempo apresenta um universo poético e lúdico que incita a criança à sonhar, brincar, cantar", diz a cantora. Do livro originalmente indicado foram selecionados nove poemas. De outro livro da autora ["Quem Tem Medo de Monstro", Ruth Rocha, com ilustrações de Mariana Massarani, Ed. Global, 2001] saiu a décima canção da nova parceria Ruth Rocha-Hélio Ziskind. E Fortuna resolveu incluir no CD ainda quatro canções populares infantis ("Alecrim", "Trem Maluco", "Caranguejo não é Peixe" e "Borboletinha"), todas de domínio público. "Essas cantigas têm uma ligação com os temas que escolhemos da Ruth, e nos ajudam também a uma aproximação ainda maior dos pequenos", explica Fortuna.

No curso do processo de feitura do disco, decidiu-se também pelo aproveitamento do talento de Mariana Massarani, ilustradora de vários livros de Ruth – ela criou vários desenhos originais para a capa do CD e o livrinho-encarte com as letras. Veio depois, naturalmente, a idéia de levar o projeto ao palco na forma de espetáculo teatral. Para isso, foi convidado o cenógrafo e diretor Naum Alves de Souza, profissional com longa folha de serviços no campo do teatro e também da televisão.

Finalmente, ao final de mais de sete meses de trabalho – ensaios, gravações, mais ensaios para o espetáculo – o disco está pronto para a grande estréia. No final de Novembro o CD "Na Casa da Ruth" estará disponível para venda nas unidades do SESC São Paulo e na Loja Virtual SESC, e terá início uma série de espetáculos "Na Casa da Ruth" – estão inicialmente programados dois no SESC Vila Mariana (29 e 30 de Novembro, 18h), um no SESC Santos (6 de Dezembro, 17h30), um no SESC Interlagos (7 de Dezembro, 16h) e um no SESC Santo André (20 de Dezembro, 20h).

Além dos nomes já citados, o espetáculo tem figurinos de Miko Hashimoto, criados a partir dos desenhos de Mariana Massarani; coreografia de Luciana Gandolfo e participação do ator Rafael Zolko.

Os espetáculos de lançamento no SESC Vila Mariana contarão com a presença de Ruth Rocha autografando os CDs. E os dois espetáculos serão gravados em vídeo, para edição de um DVD a ser lançado pelo Selo SESC no início de 2009.


FORTUNA

Coro Infantil do Sesc Vila Mariana

regência: Gisele Cruz

Participação especial do ator Rafael Zolko

Músicos:

Gabriel Levy, piano e acordeom
Mário Afonso, saxofone e flauta
César Assolant e Jardel Caetano, violão, cavaquinho e bandolim
Neymar Dias, contrabaixo
Beto Angerosa, percussão

Naum Alves de Souza, cenografia e direção geral
Miko Hashimoto, figurinos (partir de desenhos de Mariana Massarani)
Luciana Gandolfo, coreografia


P R O G R A M A

Trem maluco (*)
Lá vem as férias
Olha só a macacada
Suíte
Valsa das pulgas
Borboletinha (*)

Caranguejo não é peixe (*)
Vou ou não vou
Espírito de contradição
Alecrim (*)
A barata
Quem tem medo de monstro
Doze coisinhas à-toa que nos fazem felizes

Todas as canções são composições de Hélio Ziskind sobre poemas de Ruth Rocha, exceto as indicadas (*), que são de domínio público

Locais:

Atendimento à imprensa:

Matias José Ribeiro

Gabinete de Comunicação - Assessoria de imprensa do Selo SESC

(11) 3082-5444 ; 8102-9870

Um comentário:

Mariana disse...

Meu filhos gostam muito dos shows de musica infantis, então como eu moro perto dum delivery em vila mariana vou comprar os ingressos esta semana.