domingo, setembro 16, 2007

Selos e gravadoras - Saiba a Diferença


(imagem montada por claudia campinas - selos de discos infantis )

Gravadoras e selos são nomes dados às empresas produtoras de discos. As gravadoras são as grandes multinacionais da indústria fonográfica. Já os selos são as empresas fonográficas brasileiras de menor porte, também conhecidas como "selos independentes".

A palavra selo também é utilizada para identificar uma determinada linha de produtos de uma gravadora. A Warner Music, por exemplo, distribui o selo infantil "Walt Disney Records" (dedicado às trilhas dos filmes e desenhos da Disney) e também o "Luar Music Kids" (dedicado às músicas e aos personagens dos programas infantis de TV), dentre outros selos dos mais diversos gêneros musicais.

Grandes gravadoras como a Universal Music, Paradoxx, WEA (Warner Music), Sony Music, BMG/DPA e EMI, dedicam-se a repertórios bastante diversificados. A Universal, por exemplo, produz desde trabalhos da dupla pop "Sandy & Júnior" a memoráveis coleções como "Arca de Noé", de Vinícius de Moraes. Mas, na maioria das vezes, estas gravadoras estão mais voltadas para os milionários lançamentos de CDs dos artistas e apresentadoras dos programas infantis de televisão.
====================================================================
As gravadoras são conhecidas como selos porque os álbuns que elas lançam possuem um selo indicando a empresa que os produziu. Elas encarregam-se da maior parte do trabalho da indústria fonográfica: contratam, desenvolvem, gravam, promovem, publicam e vendem música. Claro que tudo isso acontece muito antes do álbum chegar às lojas.

Existem gravadoras de diversos tamanhos, desde as pequenas e independentes, administradas por uma ou duas pessoas, até as grandes corporações, formadas por centenas de pessoas e vários departamentos. Na realidade, a Billboard (em inglês), a mais conhecida publicação da indústria fonográfica, listou mais de duas mil gravadoras atualmente em operação. A música é um grande negócio. Discos de sucesso vendem milhões de cópias e arrecadam bilhões em dinheiro para as gravadoras. ( http://lazer.hsw.uol.com.br/gravadoras.htm

Sobre discos infantis
Segundo pesquisa, a Gravações Elétricas foi quem criou o selo Continental que compreende os selos : Disquinho, Discão, Phonodisc-Mid, e depois da venda da Chantecler, os selos Chantecler e Galinho.
Todos estes selos foram comprados pela Warner em 1993/94.
A maioria dos discos infantis foram produzidos nas decadas de 70 e 80.
A Gravações Elétricas S/A foi a pioneira no genero infantil dentro da industria fonografia e continua essa produção.

(dados extraido - Abordagem Semiótica de histórias e canções em Discos para crianças - Ana Cristina Fricke Matt
http://www.unicamp.br/cdmc/pesq_sem.html - http://www.anppom.com.br/opus/opus8/ana/anatext.htm

Um comentário:

Arthur [ Tuco ] Egg disse...

Oi Cláudia. Obrigado pela visita lá no "A Trilha". Vc pode baixar as músicas acessando meu 'publicbox' em http://public.box.net/tucoegg

Se tiver alguma dúvida, me passe seu email.

E fique à vontade pra copiar e postar aqui no seu blog.

Valeu.
Tuco
tucoegg@gmail.com