terça-feira, janeiro 30, 2007

Curiosidades......História da TV Brasileira

HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Programas Infantis

  • TV Tupi
CLUBE DO GURI (1955 a 1976)
 
Estreou em 1955 na TV Tupi oriundo do rádio. Inicialmente chamava-se Gurilândia. Ficou no ar durante 21 anos. Misturava crianças-prodígios e mães corujas vigilantes. A meninada cantava com Ângela Maria e Dalva de Oliveira, declamava versos de Castro Alves e tocava instrumentos.A abertura de Gurilândia era um hino que todos sabiam de cor: "Unidos pelo mesmo ideal/ Daremos ao Brasil um canto triunfal/ De fé, amor e esperança/ Elevando a alma de criança."A cantora Sônia Delfino, aos nove anos, foi o cartão de visita do programa. Dava autógrafos para outras crianças, fazia anúncios de produtos. Nessa mesma época outra criança foi contratada no Clube do Guri do Rio Grande do Sul: Elis Regina.Outras artistas e cantoras famosas se apresentaram na Gurilândia, como Wanderléia, Rosemary, Neide Aparecida, Leni Andrade e Elisângela.

5 comentários:

Anônimo disse...

Claudia.
No meu tempo de guri não peguei exatamente a tv, pois não tinha acesso. Meu pai foi comprar tv na copa de 70, época em que o crediário facilitou e que a euforia do tri levou milhões a comparar o aparelho de tv. Era um Colorado RQ (Reserva de Qualidade), com pés de palito e estabilizador de voltagem. A empresa que distribuía energia em minha cidade era muito rui, a Parapanema as vezes não consegui nem fazer funcionar o aparelho porque a energia era fraca.Taí o motivo do estabilizador. Na copa de 70 eu já era um adolescente, tinha 14 anos, e estava mais afim de seriados que programa infantil. Mas eu peguei o finalizinho do Zás Trás , apresentado pela MARCIA , NA gLOBO.
beijoão
joão antonio, de Campinas

Anônimo disse...

Claudia,
Apesar de adolescente eu também lembro muito bem do programa PROIBIDO PARA MAIORES, na TV Bandeirantes, liderado pelo Titio Molina.Há pouco tempo eu conheci aqui perto da minha casa uma senhora de 60 e poucos anos que diz ter sido POP, A GAROTA LEGAL, que contracenava com TITIO MOLINA. Confesso que não lembra desta personagem, lembrava mais era do Titio Molina.
beijoão

Anônimo disse...

Claudia.
Mais tarde ainda, no correr da década de 70 eu lembro do programa do TORRESMO E PURURUCA, apresentado pela TV Bandeirantes. Isto eu acho que foi lá por 1974, já era marmanjão mas de vez em quando ligava a tv pra ver esta bela dupla de palhaços.Engraçado que aqui em Campinas resolveram sofisticar o palhaço e chamam de clow. Eu ainda fico com a denominação antiga. Acho que nos anos 80 a gravadora da TV Bandeirantes, acho, gravou um lp com as músicas do Torresmo e Pururuca. Os arranjos e a direção foram do maestro Hareton Salvanini, que morou e tem familia aqui em Campinas. Grande músico, que morreu recentemente e está esquecido. Mas é um genio da nossa música popular.
beijoão

JOão antonio, de Campinas

Isabel disse...

Estou adorando ler essas histórias cheias de saudades. Um barato.

Cervejaria Kremer disse...

Gostei muito do post! Parabéns!
Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer os produtos da Cervejaria Kremer! Instalada em um local previlegiado, utiliza água da serra e ingredientes altamente selecionados, para oferecer a você um produto especial, de extrema qualidade e preço que cabe em qualquer orçamento!
Acesse www.choppkremer.com.br e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em seu evento! Recomendo!